Eu já estava doido querendo escrever algo sobre estes danados verbos VER e VIR, que sempre nos confundem diariamente, principalmente na conjugação do Futuro do Subjuntivo. Ok, vamos ser menos técnicos! =P
Na época de colégio, eu aprendi que o Futuro do Subjuntivo é aquele tempo que a gente conjuga com o “Quando”. Vamos facilitar com alguns exemplos:
“Quando eles viajarem, eu ficarei sozinho.”
Ou
“Daremos uma festa quando completarmos 30 anos.”
E é aí que a galera se atrapalha com o VER e o VIR.
O que costumamos ver por aí: “Quando você VER o José, diga que estou com saudades”. O correto seria: “Quando você VIR o José, diga que estou com saudades”.
A conjugação VIER é para o Futuro do Subjuntivo do verbo VIR. Ex: “Se ela vier, eu fico”. Jamais diga ou escreva “Se ela VIR, eu fico” ou pior: “Se ela VIM, eu fico”. #morri
Outro erro grave é usar a forma VIM, que seria o pretérito perfeito de VIR, no lugar do verbo que deveria estar no infinitivo. Assim: “Você vai VIM mesmo?”. É de doer. Nem preciso dizer que o correto seria “Você vai VIR mesmo?”.
Quer saber todas as conjugações de algum verbo? Clica AQUI.
Um beijo e ótimo final de semana!
Muito bom!!!!
ResponderExcluirUaaauu, arrasou!
Bjs...
http://escritoradrikkk.blogspot.com.br
Obrigado, Adriana! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirGostei do blog, e graças a Deus este erro eu não cometo ;). Entretanto, estou em dúvida quanto à concordância verbal do verbo ´vir´. Por exemplo na frase ´a mesma deverá acontecer independente de quem venha a assumir´ ou ´quem venha assumir´? Desde já agradeço!
ExcluirOlá, Wandrianne! Nesse caso a regência do verbo 'vir' pede a preposição 'a'. Portanto, o correto de acordo com a norma culta seria 'venha a assumir'. Um abraço!
ExcluirShow de bola! Continue o ótimo trabalho.
ExcluirObrigado, Nilton! Volte sempre! Abs ;)
ExcluirSe vc vir o José... É o correto, mas também não deixa de soar estranho.Talvez seja esse o motivo de tanta dúvida. kkk Parabéns pela sua boa vontade Vinícius! Abç.
ExcluirExcelente!
ExcluirVocê virá mesmo? É muito melhor que "você vai vir". Uma construção complicada embora correta. Abraço, ótimo artigo!
ExcluirExcente, mas o exemplo com o nome saudade pluralizado foge ao padrao da lingua.
ExcluirCara, muito obrigado mesmo, eu vivo me confundindo com essas coisas. Português é uma chatice!
ResponderExcluirPortuguês não é uma chatice
Excluirbrasiguês é que será uma chatice, é só ver como escreve e fala o brasileiro
"?..é só vir como escreve..." não seria isso?
ExcluirOi Mila! Acho que usa boa dica para perceber a conjugação certa do verbo é substituí-lo por outro. Nesse caso, se colocarmos o verbo "pensar", veja que ele permanece no infinitivo. Assim, a frase correta. ;) Espero ter ajudado.
ExcluirÀs ordens, LexLuthor! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirRápido e rasteiro!
ResponderExcluirObrigado, VanuhMaria! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirParabéns, muito esclarecedor!Bjs
ResponderExcluirObrigado, Maria! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirShow
ResponderExcluirQue bom que gostou, Daiane! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirMandou muito bem...Muito esclarecedor.
ResponderExcluirFico feliz que tenha curtido, Marinheiro! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
Excluiroi Vinicios
ResponderExcluirvc pode me responder se esta certo dizer: quando você VIER vamos fazer tal coisa... se nao tiver qual seria a conjugação certa?
Olá, Ariana! Está corretíssima sua frase! O verbo em questão é o VIR e deve ser conjugado como VIER na 3a pessoa do singular do Futuro do Subjuntivo. Espero ter ajudado! Volte sempre! Abs
ExcluirNossa, muito bom.
ResponderExcluirAdorei as dicas, sempre caio nessas armadilhas!!!
Às ordens! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirAdorei !
ResponderExcluirQue bom que gostou! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirMaravilhoso! Ótima explicação!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Dani! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirAmei a dica!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Patricia! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirMas convenhamos que até o "vai vir" deve ser evitado, como qualquer outra repetição de palavras. Usa-se duas vezes o verbo ir nesse caso. Eu sempre corrijo meus alunos nessas conjugações que você de modo sucinto esclareceu.
ResponderExcluirOi, Giselle! No caso, o uso da locução "vai vir" não é gramaticalmente incorreto, pois se trata de 2 verbos distintos, o "ir" e o "vir". Esse uso já está consolidado na nossa língua e na norma culta pode ser substituído pela forma "virá", bem mais simples, né? Obrigado pela visita e volte sempre! Abs
ExcluirOi Professor Vinícius!!! Ainda estou com uma dúvida e agradeceria se pudesse me ajudar! Estudo para concurso, área jurídica. Imprimi várias conjugações de verbos, como ver e vir, mas ontem comecei a ler um livro que começava assim:" Quando vir me encontrar, você..." AFINAL, o correto é quando (você) VIR ou VIER me encontrar?? Pq pelo o que entendi esse VIR é a conjugação do verbo VER e como fica a conjugação do "você" no verbo VIR ?? Quando (você) VIR ou quando vier???
ResponderExcluirDESDE já agradeço MUITOOOOO a explicação!!!!
Grata!
Karyne
Oi, Karynne! Tudo bem? Acho que já te respondi essa dúvida por e-mail, né? O correto é VIER mesmo, pois trata-se do Futuro do Subjuntivo, 3a pessoa do singular. Estou retomando o blog essa semana, em breve novas dicas por aqui! Volte sempre! Abs
ExcluirPS: Nem sei como consegui postar pq minha senha dava inválida há séculos e pelo visto comecei 2016 ativando minha memória remota rs e lembrando a bendita senha que há uns 2 anos eu não conseguia acessar!!! E trata-se de um gmail que nem uso, e por isso possivelmente não saberei caso o sr responda! Poderia por obséquio encaminhar sua digníssima resposta para meu email please? karynneabutelli@hotmail.com TY!!!! Mtooo obrigada e Bom 2016 para todos nós!!!
ResponderExcluirOi, Karynne! Acho que te mandei no email na época, né? hehe. Grande abraço e bons estudos!
Excluirtop!
ResponderExcluirObrigado, Marcia! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
ExcluirExcelente explicação.
ResponderExcluirParabéns professor.
Obrigado, Jéssica! Estamos retomando o blog essa semana, volte sempre! Abs
Excluirbom.
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Marina! Volte sempre! Abs
ExcluirRindo até 2030... Kkkk
ResponderExcluirMuito bom!
Haha obrigado, Israel! Volte sempre! Abs
ExcluirAmei!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Jeane! Volte sempre! Abs ;)
ExcluirAdorei.muito obrigada!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Valquiria! Volte sempre! Abs ;)
ExcluirOlá , gostaria de saber se a seguinte frase está correta "Quando nós veremos novamente?"
ResponderExcluirOlá, Rafaela! Nesse caso o verbo 'ver' está funcionando como um verbo recíproco e por isso faltou o pronome 'nos'. Assim, o correto de acordo com a norma culta seria "quando nós nos veremos novamente?". Espero ter ajudado! Um abraço ;)
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirObrigado
Que bom que gostou! Volte sempre! Abs ;)
ExcluirMuito interessante!!
ResponderExcluirObrigado! Volte sempre, Thaiane! Um abraço ;)
ExcluirO correto seria: “Quando você VIR o José, diga que estou com saudades”. ?? que eh isso, professor, nessa vc errou. VIR ?? o jose nao esta vindo ou indo pra lado nenhum, sou eu que vou VER o jose, no sentido de enxergar.
ResponderExcluirOlá, Joe! Parece estranho, mas é isso mesmo! A forma correta do verbo VER, nesse caso, é VIR, pois estamos falando do Futuro do Subjuntivo. Ainda não está convencido? Joga o verbo VIR no www.conjugador.com.br e depois me fala! hehehe. Grande abraço e volte sempre! ;)
ExcluirOla! "Você vai VIR mesmo ?" É redundância. Também está errado. O correto é: "Você virá mesmo? Ou "Você vem mesmo?"
ResponderExcluir:)
Ufa! Alivio...
ExcluirOnde está o erro, visto que ir e vir são verbos diferentes?
ExcluirOi, Natalia! O uso da locução "vai vir" não é gramaticalmente incorreto e já está consolidado na nossa língua. Na norma culta, ela pode ser substituída pela forma "virá", bem mais simples, né? Obrigado pela visita e volte sempre! Abs
ExcluirNão lembro de ter aprendido isso no colégio, lembrando que estou no 1º ano do ensino médio. Em que série você aprendeu sobre verbos, como você disse ?
ResponderExcluirOlá, Crazy! Não me lembro em que ano aprendi isso, mas com certeza você não é o único que não teve essa oportunidade. Continue acessando o blog que vem novidade por aí! Abs
ExcluirMuito bom. Tirei a minha dúvida rapidinho.
ResponderExcluirBacana! Volte sempre! Abs
ExcluirÓtimo o seu blog, professor! Sou revisora e fiquei em dúvida neste trecho extraído de Gênesis (32:11) em um texto: "... porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças". O correto não é: "... que ele venha A nos atacar, tanto EU como AS mães e AS crianças" (já que o verbo "atacar" nesse caso, acredito, é transitivo direto? Muito obrigada! Grande abraço.
ResponderExcluirOlá, Denise!
ExcluirEu entendo que vir + infinitivo e vir + a + infinitivo são construções de valor semântico distinto. Ex: João veio comprar uma bola (existe um deslocamento); João veio a comprar uma bola (ele acabou comprando uma bola - não há deslocamento, tem um sentido “terminativo”). Ambas estão, portanto, corretas.
Quanto ao verbo atacar, você tem razão, ele é transitivo direto. Esse exemplo que você citou é um caso de objeto direto preposicionado, isto é, aquele que complementa um verbo transitivo direto e, mesmo assim, vem precedido por preposição.
A preposição “a” nesse caso é facultativa. Lembra-se da construção “Amar a Deus sobre todas as coisas”? É mais um exemplo de objeto direto preposicionado e que é bastante comum em passagens religiosas, como a que você mencionou. Pode-se dizer que é mais uma questão de estilo mesmo! ;)
Espero ter ajudado! Volte sempre! Abs
Quando vierem a cidade ?
ResponderExcluirEstá correto?
Olá!
ExcluirEstá adequado à norma culta, sim. ;)
Abs
Bom dia!
ResponderExcluirO correto é:
Pode vier me buscar ou
Pode vir me buscar
"Pode vir me buscar" sem dúvida! Ótimo dia para você também! ;)
ResponderExcluireles não vão vir, qual o correto?
ResponderExcluir