terça-feira, 12 de julho de 2016

Estamos de volta! =)

Olá, pessoal!!! Quanto tempo, né? =)

Depois de um longo e tenebroso inverno (na verdade, foram 4 invernos e estamos no meio do 5º, rs), é com muito prazer que informo que ESTAMOS DE VOLTA! uhuuuu ;)

Foram vários pedidos ao longo desses 4 anos e nesse momento me sinto preparado para retomar o blog e as postagens em prol da nossa querida LÍNGUA PORTUGUESA.

Bom, antes de mais nada, preciso dizer que muita coisa mudou nesse tempo. Quando comecei o blog, estava prestes a INICIAR a faculdade de Letras e agora, acreditem, já estou FORMADO! clap clap clap, palmas pra mim! =P

Durante a faculdade, não tive muito tempo para me dedicar ao blog. Por isso, infelizmente ele foi deixado de lado, mas nunca totalmente esquecido. Nesse tempo, fui acumulando conhecimento e informações que pretendo a partir de agora compartilhar com vocês. Espero que seja uma nova temporada de muito aprendizado para todos!

Uma coisa que aprendi na faculdade e que gostaria de dividir desde já com vocês é o seguinte: não existe "falar certo" ou "falar errado", nem "escrever corretamente" ou "falar corretamente". O que existe, na verdade, é o uso da língua de acordo com a norma culta (também chamada norma padrão) e o uso da norma coloquial, do nosso dia a dia.

Ao dizer que alguém fala ou escreve "errado", podemos incorrer no que chamamos no meio acadêmico de "preconceito linguístico", o que não é de forma alguma o objetivo desse blog.

O que pretendo aqui é, portanto, mostrar esses "desvios" da norma padrão que podem, em diversas situações, nos incomodar. Lembrando que a língua está em constante evolução e mudança e o que hoje é considerado fora da norma padrão amanhã pode não ser.

É isso! Conto com vocês para que esse espaço seja uma boa fonte de aprendizado e espero colaborar de alguma forma de acordo com a necessidade de cada um.

Caso tenham sugestões de temas a serem abordados, deixem nos comentários, por favor. Blz?

Bons estudos!!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário