terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vírgulas: regrinhas básicas podem ajudar

Olá, pessoal!

Primeiro post real dentro da temática do blog! Quer dizer, pelo título deste post, vocês podem estar pensando: "não é pra não matar o português? Onde diabos a vírgula entra?".

Bom, obviamente, pretendo falar aqui sobre as atrocidades cometidas em relação a ortografia, morfologia, sintaxe, etc., mas acredito que o emprego correto da vírgula é essencial para se criar um bom texto, independente do seu número de caracteres. Daí o motivo dessa especial atenção à nossa querida ~vírgula~.

O que tenho notado nas minhas leituras diárias no mundo virtual (leia-se Twitter e Facebook) é que a coitada da vírgula se perdeu por aí.

Ambiguidades geradas por palavras misturadas e uma verdadeira "salada" de períodos e orações comprometem a qualidade, a fluência e o entendimento de qualquer texto. Para evitar isso, separei algumas dicas baseadas nos erros mais comuns que costumo ver na rede. Espiem só:

- Vírgula não deve separar sujeito e predicado. Isso costuma ocorrer em orações em que o sujeito é muito longo, como por ex: "As informações levadas pela Polícia ao Ministério Público, foram de extrema importância". Nesse caso, o uso da vírgula está incorreto, pois ela é desnecessária. A mesma regra se aplica para outros termos como verbos e objetos, nomes e complementos, etc., que não devem ser separados por vírgula.

- Use vírgula para isolar o aposto. Para quem não se lembra, aposto é aquele termo que qualifica o termo anterior. Ex: Maria, a filha de José, vai se casar com Pedro.

- Vírgula também deve ser usada em caso de vocativo. Para você que fugiu daquela aula de Português, vocativo é o termo que "interage" com alguém. Ex: a saudação inicial desse post: "Olá, pessoal"; outro exemplo: "Maria, vá dormir!"

Era isso, pessoas. Espero que tenham relembrado um pouco sobre o uso da vírgula. Lembrando que há outras regras para o seu emprego correto, mas preferi enfatizar essas que, ao meu ver, são mais corriqueiras e prejudicam mais a compreensão e a leitura de qualquer texto.

Até o próximo post! :)

6 comentários:

  1. Eu acho que fugi de várias aulas de português!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiano! Você não está sozinho, acredite! rs. Estamos retomando o blog essa semana, não deixe de acompanhar! Nunca é tarde para correr atrás do tempo perdido. Abs

      Excluir
  2. Vinícius, gostei muito do seu blog. Mas, poxa, só acho postagens de 2012, use mais o seu espaço para nos dar mais dicas, você explica bem e de forma clara. Acho que você pode ampliá-lo, pois os assuntos de gramática são bem amplos, e isso pode nos ajudar a escrever melhor. Eu mesma tenho várias dúvidas.

    Por favor, mantenha seu blog vivo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angelica! Obrigado pelo seu feedback. Atendendo a pedidos, estamos retomando as postagens no blog essa semana. Não deixe de acompanhar, OK?! Vem muita coisa bacana por aí! ;) Um abraço

      Excluir
  3. Boa noite!

    A frase: Se você vier amanhã tente chegar cedo. Está correta?

    Parabéns pelo blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda! Sua frase está quase 100% correta: cabe uma vírgula depois de palavra "amanhã". Obrigado pela visita e volte sempre! ;)

      Excluir